Get Adobe Flash player

Higiene bucal : Pacientes com Prótese sobre Implantes

Procedimentos de higiene para pacientes que serão submetidos à colocação de implantes :

higiene PSI

Primeiro temos que destacar três fases

Na fase pré-cirúrgica temos que fazer a conscientização e orientação do paciente quanto a importância da aplicação dos princípios básicos de higiene bucal.

Deve-se estabelecer um nível aceitável de higiene antes da cirurgia, o controle da placa bacteriana é fundamental nesta fase.

Durante o período entres as fases cirúrgicas realiza-se um controle mecânico adequado da higiene em intervalos, monitorando a presença ou ausência de inflamação.

Os tecidos ao redor das próteses sobre os implantes também podem infeccionar, e em alguns casos ocasionar a peri-implantite.

Quando no começo do tratamento e planejamento deve-se orientar e indicar as escovas, fio dentais e colutórios apropriados.

Escovas dentais estão disponíveis em vários tamanhos, formas e texturas. O acesso lingual é difícil em prótese totais fixas, uma escova unitufo é indicada, assim como o passa-fio ou fiogloss. As escovas interproximais estão disponíveis com cabeças intercambiáveis de várias formas.

Fios dentais

O uso da clorexidina no controle da microbiota e da placa bacteriana é indicado durante um tempo (15 dias).

Uma alternativa viável para higienização são as tiras de gaze. A gaze pode ser cortada em tiras para permitir a passagem através de áreas interproximais.

A gaze é um acessório útil para a higienização de próteses totais fixas, principalmente na limpeza de extensões de elementos suspensos. Para sobredentaduras e que apresentam sistema barra/clipe, o uso da gaze como meio de higiene é bastante útil.

Na fase pós-cirúrgica revisões periódicas são necessárias para manutenção da higiene bucal e reforço no protocolo da prótese.

IMPORTANTE : Pastas profiláticas e substâncias similares devem ser evitadas, pois estas contêm abrasivos que danificam o titânio.

o tabagismo é um fator de risco para a manutenção dos implantes dentários: NÃO FUME!

 

Se o paciente mantiver a higiene oral adequada e comparecer às consultas periódicas, com certeza os implantes irão permanecer estáveis e saudáveis. :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma comentário


Este blog é dedicado e inspirado em todos os meus pacientes
Loading
Receba por email cada vez que publicarmos um novo post
Siga no Twitter Curta no Facebook Assine os feeds